Nutrientes: onde encontrar?
Potássio: Cascas de banana
Nitrogênio: Húmus de minhoca, torta de algodão, torta de mamona.
Fósforo: Farinha de osso
Cálcio: Calcário de conchas, cascas de ovo aquecidas ao forno.
Magnésio: Sal amargo (Sulfato de Magnésio)
ferro: feijão, ervilha, lentilha
cálcio: amendoa, brócolis, couve
enxofre: cebola, alho
zinco: trigo (p/ bombar se vc precisar)
boro: maçã, pera
cobre: nozes e castanhas em geral
molibdenio: cove flor, levedura de cerveja
cloro: morango, nabo, rabanete
fósforo: farinha de osso (é 100% garantido)
Dicas para solo orgânico
Preparo de solo: Secar cascas de ovo no forno, triturar e misturar ao solo, isso fornecerá Cálcio para a planta.
Chás orgânicos para rega:
Casca de banana - Fonte de potássio - Picote cascas de banana e ferva junto à água descansada (começou a ferver desliga o fogo), acrescido de açúcar de preferência mascavo ou caldo de cana puro.
Húmus de minhoca - Facilita absorção dos nutrientes - Coloque húmus de minhoca em uma quantidade de água e deixe essa mistura descansar por no mínimo 10 dias, abra a tampa do recipiente diariamente para que seja feita a troca de oxigênio na mistura.
Lentilha - Enraizador - Coloque uma quantidade de lentilha (ex: 200 ou 300g) num recipiente com uns dois dedos de água, tampe o mesmo e deixe no escuto por uns 2 ou 3 dias;
Pegue as lentilhas germinadas e bata no liquidificador, após, coe e use o caldo como enraizador ou como fertilizante para raiz.
*Ao usar como fertilizante, acrescente mais água para que não fique tão concentrado e penetre melhor ao solo.
Beterraba - Estimulante de raiz - Cozinhe (aqueça junto a água, ao começar a ferver desligue o fogo) a beterraba triturada adicionando uma colher de açúcar mascavo, após, coloque em um recipiente e tampe, deixe fermentar por pelo menos 3 dias, abra a tampa do recipiente diariamente e chacoalhe a mistura sempre que possível.
Bat Guano - Fonte de +N, P e K - Coloque uma quantidade de bat guano em uma panela com água, aqueça até começar a ferver, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por pelo menos um dia, mexa periodicamente.
Pode se fazer chá com estercos de outros animais, como: coelho, cavalo, frango, galinha, boi, entre outros, e aplicar a terra via rega.
Adicione também: torta de mamona, torta de algodão, farinha de osso, farinha de coco e com a planta em floração, adicione cinzas de folhas, madeiras, papel (entre outros) queimados.
Faça misturas com os chás e deixe as mesmas descansando para que fermentem e após aplique a terra.
CO² + fert foliar + solução p/ fert irrigação
essa receita é uma fita que tem que fazer por etapas, e o legal é que em cada etapa, é possível aproveitar uma utilidade dela:
ingredientes*
1 garrafa de água mineral das pequenas (calcula que vc vai ter que ter duas garrafinhas por metro quadrado do grow)
1 colher de sopa de material orgânico fresco (peixe, restos de vegetais, restos de grãos)
1 colher de sopa de humus de minhoca
1 colher de sopa de terra vegetal
250ml de água mineral (pode ser áqua de aquário, se tiver disponivel é melhor)
misture todos os ingredientes dentro da garrafa e encha com água. chacoalhe bem até ficar turva de modo homogeneo(toda marrom) deixe descansar tampada por 1 dia inteiro. após isso, faça vários furos na tampa da garrafa. agora é só colocar no grow. o que foi feito foi a criação de um meio ideal para proliferação de bactérias aeróbicas, que metabolizam oxigenio e glicose gerando a partir disso o CO², que é o que vai interessar na primeira etapa de utilização da receita.
a segunda etapa começa depois que a garrafa já está no grow há pelo menos uma semana (é só agitar levemente e ver se ainda saem bastante bolhinhas de gás. se saírem poucas, tá na hora da segunda etapa) quando a produção de CO² começa a declinar e as bactérias começam a morrer. isso acontece porque a fonte de alimento delas, a matéria orgânica, já foi quase totalmente consumida e metabolizada. desse metabolismo, nós vamos obter os elementos nutrientes que buscamos. é importante notar que a escolha dos componentes da materia organica adicionada vai ser determinante para o tipo de elemento nutritivo que se pretende obter, assim teremos mais nitrogênio se optarmos por peixe(sempre acompanhado de alguma verdura ou legume, p/ equilibrar a glicose) e verduras como o alface, mais potássio com frutas como a banana, e assim por diante. agora, já se pode abrir a garrafa, e delicadamente retirar metade da água para ser utilizada como fertilizante foliar, e agitar vigorosamente a outra metade, que deve ser então adicionada à água de rega, funcionando como solução para fertirrigação.
as medidas da receita podem ser ajustadas, dependendo do tamanho do grow, e também rola fazer outdoor, com pets de 2 litros, é só colocar as garrafas abertas em volta do vaso, ou da planta, se estiver na terra.
dentro do grow, CUIDADO tá rolando uma decomposição, estão sendo produzidos gases inflamáveis, como o metano, então use as garrafinhas durante o periodo escuro da planta. durante o dia, você pode sela-las com papel filme.
você tambem pode ter várias garrafinhas de composições diferentes, p/ obter concentrações de nutrientes altas e selecionadas(que nem as dos ferts gringos carissimos) fazendo garrafinha de potássio, garrafinha de nitrogênio...e por aí vai, só depende de escolher os materiais organicos certos.
é isso aí!